O que surgiu como uma brincadeira é hoje um dos fenômenos mais recorrentes das redes sociais no mundo.
Utilizar as redes sociais é uma prática comum na vida de muitas pessoas. Para quem não está tão acostumado com cada uma das plataformas, o site 365dicas.com tem dicas interessantes sobre como navegar, publicar fotos e atrair a atenção cada vez maior de seguidores. Uma dessas práticas está na utilização da hashtag tbt.
É quase um hábito publicar uma foto antiga em uma quinta-feira com a tal hashtag. A moda pegou não só os anônimos, mas também artistas que querem lembrar um show inesquecível, uma novela marcante ou um momento especial na carreira. Não importa se você é famoso ou não: o tbt é utilizado de forma geral nas redes sociais. O que pouca gente sabe é como essa moda foi criada.
Tudo começou em 2006, quando o adolescente de 15 anos Matt Halfhill pensou que poderia haver uma oportunidade de criar palavras-chave, tags, frases curtas, para publicação em fóruns de internet que estivessem debatendo os tênis da moda, sua paixão à época.
Por isso, ele começou a pensar em bordões que pudessem mobilizar as discussões nas redes nos blogs e chats sobre o tema. Havia, por exemplo, uma tag chamada “launch reminder”, que em tradução livre significa “Lembrete de Lançamento”, para informar sobre lançamentos. A sigla TBT, que em inglês significa “Throwback Thursday”, algo como “quinta-feira passada”, servia para que o jovem falasse sobre modelos antigos de tênis que ele gostava.
Em 2011, o fenômeno da hashtag apareceu no Instagram. A primeira foto a utilizar o tbt aconteceu em um ensaio fotográfico. Era uma foto de carros de brinquedo da marca Hot Wheels, com um filtro que davam um aspecto antigo à imagem.
Mal sabia Halfhill que o TBT se transformaria em um fenômeno mundial. A hashtag #tbt já foi usada 193 milhões de vezes no Instagram e #throwbackth cerca de 38 milhões de vezes, de acordo com uma porta-voz da empresa. Nomes como Kim Kardashian , Beyoncé , Michelle Obama já utilizaram a hashtag para ilustrar um momento de duas vidas.
Em uma entrevista recente à mídia norte-americana, o criador do tbt disse que a explicação original para o termo passava por uma espécie de passatempo que ele mantém até hoje: “Eu sou um grande fã de camisetas antigas, como camisetas de futebol retrô, então simplesmente me ocorreu realçar isso na internet”.
Halfhill mantém um site na internet, o Nicekicks, com 3,5 milhões de leitores mensais, e também se transformou em uma loja física de tênis em Austin, nos EUA. Ele mantém sua atuação na internet postando coisas antigas, com tênis, roupas, revistas, tudo com o slogan que ele ajudou a criar e que se espalhou pelo mundo rapidamente nos últimos 15 anos.
No Twitter, onde a hashtag também é utilizada, embora com menos frequência, o registro mais antigo é de agosto de 2007, mas a foto não está mais online. Há também uma foto de agosto de 2008, postada por uma mulher no sul da Califórnia. Os dados são da própria plataforma.
O criador da hashtag nunca soube explicar ao certo a decisão de escolher a quinta- feira como o dia da postagem. Ao acaso, o jovem de 15 anos mudou a forma como o mundo se relaciona com o passado nas redes sociais. tentou explicar o que tudo isso significa. “Nós, seres humanos, nos tornamos produtos de nossas experiências anteriores. Precisamos contar histórias.”
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