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Como fugir de conteúdos estáticos e atrair mais clientes

O consumidor está cada vez mais atraído por conteúdos interativos e estes podem ser usados em diferentes estratégias de marketing. Veja aqui como fugir de conteúdos estáticos para atrair mais clientes!

O marketing de conteúdo é uma das principais apostas das empresas quando o assunto é marketing digital. E não é à toa, hoje o consumidor não quer saber somente de publicidade on-line, ele exige experiências e conteúdo relevante.

A jornada de compras do consumidor atual é fortemente influenciada pelo conteúdo. O marketing de conteúdo se trata de uma estratégia que tem o objetivo de se relacionar com potenciais clientes, com conteúdo relevante para cada etapa da jornada de compra.

Dividida em três partes: descoberta, consideração e compra, realização, criar conteúdo para acompanhar o potencial cliente e guiá-lo para a fase seguinte da jornada de compra, é uma das estratégias mais usadas e que trazem resultados positivos no marketing digital.

Os vídeos no marketing de conteúdo

Hoje, os vídeos estão dominando a internet. Existem diversas plataformas de streaming e redes sociais dedicadas somente ou que dão muita atenção a esse formato de conteúdo.

Os usuários já não prestam tanta atenção nos conteúdos estáticos, e a maioria das redes sociais já estão valorizando mais os conteúdos interativos, em sua grande maioria, os vídeos. Os podcasts, formato que já está presente na internet há um tempo, transformaram seu conteúdo em vídeo para atrair mais visualizações.

Uma estimativa da Cisco, empresa de redes e TI, afirma que até 2022, mais de 80% do tráfego da internet será pelos vídeos. Seja nas redes sociais ou plataformas de streaming, esse formato de conteúdo atrai as pessoas de forma rápida e objetiva, tornando- se uma das melhores formas de entregar conteúdo atualmente.

Como fazer um vídeo atrativo?

1. Etapa de pré-produção

Nessa etapa você irá planejar o que o vídeo irá mostrar, qual seu objetivo, sobre o que ele será e para quem será aquele vídeo.

Planeje também as gravações, se estarão somente usando produtos, se envolverá mais pessoas, o cenário, iluminação, captação de som, entre outros detalhes.

2. Etapa de gravação

Faça a filmagem de seu vídeo, com os equipamentos disponíveis, seguindo o planejamento que realizou na etapa anterior. Pela popularização dos smartphones, temos a todo momento uma câmera em nossas mãos, porém se a empresa pretende investir cada vez mais em vídeos, é interessante optar por equipamentos melhores para entregar cada vez mais vídeos de qualidade.

Isto envolve câmeras ou celulares com melhor qualidade de gravação de vídeo, microfones e outros captadores de áudio, equipamentos de iluminação, entre outros.

3. Etapa de edição

De nada adianta entregar um conteúdo relevante, se a edição de seu vídeo não ajudar a atrair a atenção de quem irá visualizar. Hoje, existe uma infinidade de opções de aplicativos e softwares.

Então escolha um bom editor de vídeo para te ajudar nesta tarefa, fornecendo recursos como inserção de trilha sonora, cortes e junção de vídeo, criação de títulos e legendas, além de edição de cores para deixar a sua criação mais bonita.

A edição é muito importante em um vídeo, pois ajuda a criar a narrativa, contando a história da maneira correta, com elementos visuais chamativos, que tornam o conteúdo compreensível de uma forma mais rápida e o vídeo por si só mais atraente para seus potenciais clientes.

Como usar o vídeo na estratégia de marketing?

Seja por falta de conhecimento técnico ou falta de orçamento para investir na terceirização, muitas empresas não fazem vídeos para incluir em sua estratégia de marketing. Porém, o sucesso dos vídeos é cada vez maior, ameaçando até a existência da TV tradicional.

E os vídeos são essenciais na estratégia de marketing das empresas atualmente, afinal muitas pessoas já preferem assistir vídeos sobre um produto do que simplesmente ler sobre ele, antes de tomar a decisão da compra.

Os vídeos podem impactar de forma mais objetiva e rápida os usuários de uma rede social, por exemplo, além de facilitar a entrega de conteúdos informativos. Quanto mais a empresa investir nesse tipo de conteúdo, mais clientes poderá atrair com essa estratégia.

Para criar uma conexão com seu público-alvo, é necessário pesquisar qual o tipo de conteúdo que eles consomem e quais os melhores canais para atraí-los. Por exemplo, se o seu público-alvo é composto por pessoas de mais de 50 anos, é necessário utilizar as redes sociais e canais em que eles estão presentes.

Investir em vídeos longos para o Youtube ou Facebook, neste caso, pode ser uma ótima estratégia. Este formato pode ser usado para entregar conteúdos relevantes, curiosidades, dicas de uso do produto, mostrar a história e bastidores da empresa, além de divulgar novos produtos e responder às dúvidas dos potenciais clientes.

Então, preparado para fugir de conteúdos estáticos e investir nos que realmente atraem o seu público-alvo?

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